Banda Filarmónica Lousense

Na dácada de 20, surgiu a primeira Banda de Música na Lousa, tendo a sua criação sido motivada, segundo consta, pela família Arrepia e o "Velho Magalhães".
Com altos e baixos durante a sua existência, nos fins da década de 30, a Banda de Música acaba por chegar ao fim.
Chegados ao ano de 1981, e sendo um dos objectivos da então fundada Associação Cultural e Recreativa de Lousa, em Outubro desse mesmo ano deu-se início à criação da Escola de Música, sob a orientação do mestre de Seixo de Ansiães, o Sr. Machado.
A 1 de Janeiro de 1982, a Banda de Música da ACRL aparece em público pela primeira vez, no dia da Festa dos Reis da aldeia.
A banda foi progredindo, dando concertos e fazendo festas. Com altos e baixos, com mais ou menos elementos, a Banda de Música foi-se aguentando.
Em 1994 começa a haver uma certa descaída da Banda, contribuindo para isso diversos factores, mas esta continua activa até ao ano de 2005.

Após cerca de um ano parada, com a reactivação da Escola de Música da ACRL, e a entrada de um novo mestre, em Novembro de 2006 deram-se início às aulas de solfejo e aprendizagem instrumental, contando com cerca de 40 aprendizes.
Brevemente espera-se que a Banda Filarmónica da Lousa possa apresentar-se a toda a sua população e admiradores.